MAsp


A área que compreende a altura do numero 1500 da Avenida Paulista, é conhecida como Trianon devido ao Clube de mesmo nome que ali existiu de 1916 a 1957, demolido para dar lugar ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

Conhecido como MASP, o museu é uma das mais importantes instituições culturais da América Latina e de todo o hemisfério sul, responsável por um dos maiores acervos, biblioteca especializada e centro de formação artística do pais.
O edifício considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede, é famoso pelo vão - livre de mais de 70 metros, que abriga aos domingos a feira de antiguidades e é ponto de partida de diversas manifestações.

À sua frente, a exuberante vegetação tropical, única remanescente de mata atlântica da região, é preservada desde 1892, quando foi inaugurado o Parque Trianon, denominado Parque Tenente Siqueira Campos, em 1931, em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista.
Atualmente o Parque é um refúgio de lazer e descanso no meio da agitada Avenida Paulista, e abrigo de atrativos como a celebre estátua do Fauno de Vítor Brecheret.

O Trianon – MASP e cenário da estranha aparição narrada na musica Sampa Midnight, de Itamar Assumpção, representante da vanguarda paulista de década de 1980.